Bach no cavaquinho

Márcio Marinho é a atração da Série Solo Música em 19 de novembro, às 20 horas, na Caixa Cultural de Curitiba. O músico fará algo ainda muito raro de se ver: um recital solo de cavaquinho, sem outro instrumento como acompanhante. A palavra “ainda” antes da frase faz toda a diferença, o cavaquinho aos poucos está ganhando espaço e não sendo mais somente o instrumento acompanhante em rodas de choro e samba. Márcio pertence a uma nova geração a qual o espaço do instrumento como solista de concerto vem aos poucos sendo recuperado.

Nascido em Brasília, Márcio toca cavaquinho desde os 13 anos e acompanhou de perto o Choro ganhar predominância na cidade, com o trabalho de Reco do Bandolim, presidente do Clube do Choro e artistas de talento inegável como Alencar 7 Cordas, seus filhos Hamilton de Holanda e Fernando César, Odette Ernst Dias, Avena de Castro, Lício da Flauta, Rogério Caetano e, mais recente,  Pedro Vasconcelos, entre outros.

A cidade foi a primeira a ter uma escola específica para o gênero musical, a Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, criada por Reco do Bandolim, por onde passaram mais de 1000 alunos. Neste terreno fértil, Márcio pôde se desenvolver como cavaquinhista, inovando no instrumento ao tocar cavaquinho de cinco cordas e, mais recentemente, de seis cordas.

A inspiração veio do bandolinista Hamilton de Holanda, mas com um desafio pessoal: colocar o cavaquinho em outro patamar como instrumento concertista.

As seis cordas no cavaquinho — duas a mais que no padrão original — fizeram o instrumento se aproximar bastante do violão tenor e ganhar sonoridade diferente da usual. “Márcio é músico de grande virtuosismo um dos principais cavaquinhistas do país, com um trabalho irretocável”, diz Alvaro Collaço, curador e produtor da Série Solo Música.

No seu show na Série Solo Música, Márcio traz seu cavaquinho turbinado para uma experiência radical e surpreendente. Boa parte do repertório é dedicada à obra de Johann Sebastian Bach. Do compositor ele tocará três movimentos da “Partita nº 1 em Sol Maior” e três da “Partita nº 2 em Ré menor”. Depois fará músicas curiosamente não relacionadas com o cavaquinho como “Vamos fugir”, de Gilberto Gil e “Sampa” de Caetano Veloso, além de composições próprias. 

Serviço

Série Solo Música – Márcio Marinho
Local: CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro)
Data: 19 de novembro
Horário: terça-feira às 20h
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado das 12h às 20h. Domingo das 16h às 19h.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *