Um mistério para quem acabou de aprender a ler

Meu filho de sete anos está naquela fase em que já está alfabetizado, mas a leitura ainda não é madura o suficiente para embarcar em histórias mais longas, textos com frases mais complexas. Descobri, acompanhando a trajetória de leitor dele, que é preciso ir leve para não frustrar o leitor novato.

Depois de ter tentando fazer ele se interessar por Monteiro Lobato, Julio Verne e Sherlock Holmes, descobri que, muito embora essas histórias sejam atraente, a falta de fluência na leitura pode deixar a criança bastante desanimada.

Foi aí que comecei a pesquisar histórias mais adequadas para esta fase. Foi quando cheguei na coleção Agência de Detetives Marco e Maia, de Martin Widmark, um professor e escritor sueco. São seis livros, cada qual dedicado a um mistério.

Publicados entre 2014 e 2016, os livros são divertidos, desafiadores e conseguem dialogar bem com o vocabulário dessa idade. Começamos aqui com O Mistério do Cinema, no qual Marco e Maia precisam descobrir quem é que está sumindo com os cachorros da cidade.

Cada livro da série custa R$ 35,90 na editora Callis, mas pode ser encontrado por menos na Amazon (aviso: usamos links patrocinados neste site. Então se você comprar por eles, podemos receber comissão).

Mãe de Três

Jornalista, mãe de três crianças menores de 8 anos, na luta para manter a sanidade na quarentena e na maternidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo