Oficina de Música online terá Youtuber e campeã de esporte aquático

A 38ª edição da Oficina de Música de Curitiba, evento de formação dos mais importantes e tradicionais do país, acontece entre os dias 17 e 31 de janeiro com aulas online e a distância. O formato inédito vem acompanhado de uma mudança no perfil de parte dos 177 professores convidados.

Entre eles estão Moisés Lima, violinista da Família Lima; Fábio Lima, violinista, Youtuber e “guitar gamer”; e Babi Brazil, flautista doutoranda em educação musical e terceira colocada no ranking mundial de stand up paddle – variação do surf em que o praticante, em pé na prancha, se movimenta com o auxílio de um remo. Paulo Szot, cantor brasileiro vencedor do Grammy e solista da Metropolitan Opera de Nova York, e Fábio Mechetti, regente da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, também estão escalados.

Babi Brazil é flautista e pentacampeã brasileira de stand up paddle.

“As principais linguagens musicais continuarão sendo contempladas, com programas pedagógicos e artísticos tanto para a música erudita como para a música antiga e música popular, além da proposta de várias atividades ligadas ao universo infantil e de inclusão”, diz Janete Andrade, coordenadora-geral da Oficina. Ao todo, serão 73 cursos online para alunos de diversos níveis – de instrumentos, regência, prática de orquestra, canto coral e outras modalidades. A programação se mantém em duas fases: música erudita e antiga, de 17 a 23 de janeiro; e música popular brasileira, de 24 a 31 de janeiro.

As inscrições, para participantes ou ouvintes, seguem abertas até o próximo dia 10 no site do evento Em 2021, a Oficina de Música de Curitiba também celebra o centenário de nascimento do bandoneonista e compositor argentino Astor Piazzola (1921-1992), um dos gênios da música latinoamericana.

38.ª edição da Oficina de Música de Curitiba homenageia Astor Piazzola.

Em 2020, a Oficina foi menos extensa em duração (11 dias, ante 14 neste ano), mas promoveu 245 eventos, sendo 130 deles gratuitos. Informações sobre a continuidade ou não da Oficina Verde, da feira Jazztronômica, do Circuito Off e das sessões de cinema não foram divulgadas.

Cristiano Castilho

Cristiano Castilho é jornalista formado pela UFPR e pós-graduado em Jornalismo Literário pela ABJL. É autor do livro "Crônicas da Cidade Inventada e Outras Pequenas Histórias" (Arte & Letra).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo