Histórias de uma Curitiba Plural

Dia das Crianças com literatura

No próximo sábado (12), Dia das Crianças, a escritora, jornalista e pesquisadora Jaqueline Conte traz duas novidades para o público infanto-juvenil. O lançamento da novela “Os jornais de Geraldine” e o pré-lançamento da obra “Passarinho às oito e pouco”, um conto infantil com conteúdo extra na internet, acontecem na Livraria Arte & Letra.

“Os jornais de Geraldine” fala de uma criança com um hábito incomum: colecionar, em seu caderninho azul, nomes vindos do obituário do jornal. Geraldine quer inventar histórias para esses nomes, mas não sabe como. Tudo muda quando o pai lhe propõe um projeto supersecreto. Para a autora, o livro conta “uma história divertida, que tangencia com delicadeza a questão da morte e, sobretudo, da vida”. O livro, editado, impresso e montado manualmente no atelier gráfico da Arte & Letra, foi ilustrado por Frede Tizzot.

“Passarinho às oito e pouco” é um conto inspirado em fatos reais. O livro, editado pela Insight e financiado coletivamente, traz ilustrações de Adilson Farias e conta a história de um passarinho que se batia na janela da casa da autora, todos os dias, às oito e pouco da manhã. Além da obra impressa em português e com versão em inglês, há um vasto conteúdo extra na internet, acessado a partir do código impresso na edição em papel. Jaqueline conta que a proposta é “enriquecer ainda mais a experiência de leitura, apresentando diferentes conteúdos de caráter artístico e de ciência-cidadã, além de sugestões de ações que podem ser desenvolvidas com as crianças.”

O conteúdo extra apresenta entrevistas com ornitólogos; curiosidades sobre as aves; um banco de imagens com 39 diferentes espécies de saíras (o passarinho real que inspirou o livro é uma saíra-azul); informações sobre os bastidores da produção; músicas feitas especialmente para o livro; conteúdos voltados a pais, professores e mediadores de leitura, entre outros itens.

O lançamento acontece no sábado, 12 de outubro, das 10h30 às 14h30, na Livraria Arte & Letra (Rua Desembargador Motta, 2.011 , Batel, Curitiba).

rocfreitas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo