Movimento reúne cineastas e agentes culturais contra a extinção da Ancine

Cineastas, cinéfilos, artistas, entidades e agentes culturais de diversos estados brasileiros, e também do Paraná, se uniram para responder formalmente às recentes declarações autoritárias e antidemocráticas do presidente Jair Bolsonaro em relação à Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Durante as últimas semanas, Bolsonaro disse que pretende instalar “filtros de avaliação” na Ancine. Depois, que iria transferir a agência do Rio de Janeiro para Brasília. Na sequência, que tiraria da Ancine o Fundo Setorial do Audiovisual, o repassando para a Secretaria Especial da Cultura. A afirmação mais radical, e sem precedentes, veio na última quinta-feira (25), quando Bolsonaro disse que pretende “extinguir” a Ancine.

O Movimento Suprapartidário Artigo 5º, criado na semana passada, reúne, até o momento, 3.700 artistas de todas as linguagens, escritores, produtores, designers, advogados, jornalistas e apoiadores para uma campanha a favor do inciso 9º do Artigo 5º da Constituição Brasileira: a livre expressão.

O grupo foi criado em Belo Horizonte. Uma de suas articuladoras é Tatyana Rubim, gestora cultural. No dia seguinte, outros grupos foram criados em São Paulo, sob comando da atriz Yara de Novaes, e também no Rio de Janeiro, Santa Catarina, em estados do Nordeste e no Paraná.

O movimento divulga o que rege a constituição e pretende esclarecer a sociedade sobre as reais funções e benefícios da Agência Nacional do Cinema – para a cultura, a democracia e para a economia. Camisetas com estampas do Artigo 5º foram usadas em gravações de vídeos criados pelos participantes do movimento. Nomes como Marisa Orth, Hugo Possolo, Antônio Grassi participaram da ação.

Outra atividade em andamento é uma nota de repúdio contra a censura com uma lista com cerca de 3.800 signatários na plataforma Avaaz. Caetano Veloso, Paula Lavigne, Alessandra Negrini, Débora Falabella, Alcides Nogueira, Dira Paes, Fause Haten, Elias Andreato, Monique Gardenberg, Cissa Guimarães, Júlia Lemmertz, Bob Wolfesson, Lira Neto, Camila Morgado e Frei Betto são alguns dos assinantes.

No Paraná, um grupo de trabalho também está ativo. Ações em redes sociais e presenciais estão sendo planejadas para os próximos dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *