Histórias de uma Curitiba Plural

Relíquias

O dia internacional do Museu, é uma data que usamos para incentivar a população a ter o hábito de frequentar esses lugares cheios de história e arte. 

Essa data foi criada pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus). Que tem outros projetos muito importantes para os museus do nosso país e mundo, por exemplo, restaurações, definições novos de museus, descobertas importantes que podemos usar como consulta por muitos anos. O dia 18 é uma data que vem para nos lembrar sobre novas maneiras de olhar o mundo.

 Mas a pergunta é, todos têm o mesmo acesso? Os museus têm o mesmo impacto nas diferentes culturas da nossa sociedade? Foram perguntas que  me surgiram enquanto escrevia esse texto. Em um vídeo do YouTube eu achei uma palestra sobre como os museus impactam as comunidades indígenas ao longo de nossa história, o Casé Angatu Xukuru Tupinambá, ativista do projeto Índios do Brasil, comenta “Toda a escolha do que deve ser ou não patrimônio, ou um acervo, também envolve exclusão.” Ele finaliza a fala, dizendo “Por isso essa escolha, deve ser por quem protagoniza […] Nós temos que ser os protagonistas de nossas identidades e de nossas memórias”.

Percebemos que ainda somos muito limitados em relação à nossa própria cultura, temos o costume de respeitar muito mais o que é de fora, mas também entender o que é denominado patrimônio histórico e imaterial. É fundamental para trazermos à tona a nossa cultura, que é linda e extremamente rica! 

Desde a própria construção dos próprios museus que nós falamos muito sobre a arquitetura da época, como por exemplo o Museu Imperial em Petrópolis, Rio de Janeiro, cheia de influência portuguesa e o Museu Oscar Niemeyer, um dos museus mais modernos do mundo, totalmente brasileiro! Depois observamos o interior desses museus, cada detalhe, cada pastilha, cada página, cada quadro, cada escultura, tudo isso teve um longo caminho para que hoje pudéssemos observar o que já existiu. Os museus são como uma caixinha de ouro, um verdadeiro tesouro, lá estão guardados as maiores relíquias da humanidade!

Morena Rosa

📍Curitibana, adoro escrever e amo gatinhos😽 Vou compartilhar algumas coisas com vocês!    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo