Histórias de uma Curitiba Plural

Pelas mulheres das nossas vidas!

Desde sempre eu convivi com mulheres muito fortes.

Minha vó criou duas filhas, sozinha, mulher nordestina e negra imigrante do estado do Maranhão para a construção da nova capital Brasília.

Minha mãe também me criou só, foi e está sendo uma das mulheres mais fortes que eu já conheci, militante dos direitos humanos, fundadora do Dia de Rainha e dona da Fuá Acessórios!!Natural de Brasília, veio com minha vó em busca de uma vida melhorar aqui, na cidade de Curitiba, onde nasci.

Minha madrinha, uma conhecida atriz militante dos direitos das mulheres e uma das idealizadoras da marcha das vadias aqui em Curitiba!

Minha tia, mulher negra estudante de escola pública, fez faculdade de ciências sociais na UFPR, fez mestrado na França e está fazendo doutorado em Amsterdã.

Com isso, as referências que eu tenho de mulheres fortes estão num patamar altíssimo, hihihi! Mas gostaria de citar algumas mulheres que eu admiro muito, que fazem parte meu cotidiano.

Tem a Léo Ribas e Dayana Brunetto que são da Liga Brasileira de Lésbicas do Paraná, que luta pelos direitos das mulheres lésbicas. Tem a Martha Toledo, protetora de animais, que já ajudou mais de 50 cachorrinhos! Também tem a Karina Galon, criadora da Puta Peita, uma marca de camisas e acessórios com reflexões e pautas feministas conhecida mundialmente! A Rayssa Fontona, uma artista curitibana incrível. Gostaria de citar Elza Soares, uma das mulheres mais incríveis dos últimos tempos, mulher negra que passou muitas dificuldades e violência mas sempre deu a volta por cima com a sua genialidade musical. Felizmente tive a honra de conhecê-la pessoalmente. Foi um encontro incrível, de muita identificação. Junto com a ela, gostaria de homenagear a minha querida Dilma Rousseff, que enfrentou a ditadura militar, venceu o câncer, difamações, exposição, calúnias, um golpe e se manteve integra corajosa e valente!

E pra você? O que significa o dia internacional das mulheres? Que mulher você descreveria que tem total importância na sua vida? Que exemplos de mulheres fortes você tem? Você tem melhor amiga? Você lê livros de autoras mulheres? Você consome/compra trabalho de mulheres?

A história de mulheres que foram incendiadas por direitos trabalhistas dentro de uma fábrica é o que marca essa data, mas fora desta data, você também enaltece mulheres? Especialmente aquelas que fazem parte do seu cotidiano?

Morena Rosa

📍Curitibana, adoro escrever e amo gatinhos😽 Vou compartilhar algumas coisas com vocês!    

3 comentários em “Pelas mulheres das nossas vidas!

  1. Toda a nossa reverência e respeito pelas nossas mais velhas!
    Toda a nossa esperança nas nossas mais novas!
    Orgulho de vc queridx!
    Te amamos muito! 💜

  2. Como diz a sua mãe “que a gente consiga desempenhar esse papel da melhor maneira possível, com dignidade e com muita coragem. Pra honrar quem antecedeu a gente e pra fazer valer o nosso discurso pras que estão vindo.” Obrigada pela consideração, Morena. Sua família e as mulheres da sua vida são minhas professoras também. 🖤!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo