Histórias de uma Curitiba Plural

Minha querida ilha

Minha mãe sempre comentou comigo como era ir à ilha do mel:

__ “Na minha época não tinha trapiche, nós descíamos no mar e íamos caminhando com as calças arriadas até a beira da praia com a mala em cima da cabeça”.

Nunca imaginei que em algum momento isso iria acontecer comigo! Mas nesse final de semana aconteceu. Fomos à Ilha aproveitar o final de semana e na volta a maré estava muito alta e não conseguimos chegar até o trapiche e pela quantidade de malas, com isso a lancha precisou buscar a gente em frente a casa onde estávamos hospedados.

Assumo que entrei em pânico por ter certo medo de mar, mas no fim deu tudo certo! Já tinha ido outras vezes na ilha, mas era muito novinha e nunca tinha parado pra prestar atenção no lugar em si. Dessa vez eu percebi muitas coisas e em como a ilha é um lugar incrível. Consegui enxergá-la de outras maneiras, tanto no aspecto artístico quanto histórico.

Então vou compartilhar alguma dessas informações e algumas fotinhas que tirei! Há mais ou menos 100 mil anos, o nível do mar estava quase 8 metros acima do atual nessa época, os morros da ilha formavam um arquipélago, de uns anos pra cá o mar afastou e voltou diversas vezes! Essa movimentação da água formou a nossa querida Ilha do Mel!!

A ilha foi habitada pelos índios carijós até a colonização e hoje em dia tem pouco mais de mil habitantes e em períodos normais, recebe quase 5 mil visitantes por dia (é muita gente!).

A ilha é um lugar muito aconchegante e pelo fato de não ter barulho de carro, moto, trânsito ou cidade, eu me senti muito em paz!

O mar de Encantadas é calmo e quentinho, aproveitamos muito, até banho noturno! Segue aqui alguns momentos especiais, do meu olhar sobre a ilha , um paraíso na terra , que precisa ser preservado e merece todo nosso respeito!

Fiz muitos amiguinhos, vi muitos cachorros e gatinhos! Um deles foi o Bartolomeu (apelidei ele com esse nome, na minha cabeça ele tinha muito cara de Bartolomeu!! hihi)

Morena Rosa

📍Curitibana, adoro escrever e amo gatinhos😽 Vou compartilhar algumas coisas com vocês!    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo