Histórias de uma Curitiba Plural

Arte é como o remédio de nossa alma!

Nós sabemos que durante a pandemia não tivemos tanto acesso a arte e cultura como gostaríamos, mesmo com uma acesso a tecnologia mais frequente em nossas casas, passar por esse momento tão conturbado sem que tivéssemos um achegamento mais fácil em coisas tão importantes em nosso dia a dia.

A arte e a cultura são responsáveis por grande parte da nossa visão crítica, conhecimento intelectual e desenvolvimento da subjetividade formando nossos sentidos e nossa consciência, nós adolescentes estamos desenvolvendo grande parte da nossa personalidade e o nosso pensamento crítico, ter passado por essa pandemia com certeza atrapalhou nosso crescimento e desenvolvimento. Os profissionais dessa área também sofreram muito com esse tempo, sem os eventos, as coisas ficaram muito difíceis, com isso é super importante lembrar que temos de fortalecer os artistas, seja na música, no teatro, no cinema, nas pinturas, nas escritas, no artesanato, nas exposições e na arte em geral!!

Agora, com indas e vindas da pandemia, abertura da maior parte de museus, parques e restaurantes. Conseguimos ver como essa necessidade de arte e cultura não é só nossa. Nas ultimas semanas tivemos eventos muitos importantes aqui na cidade. Festival de blues, com expectativa de 10 mil pessoas e o festival de Teatro, foram pouco mais de 150 mil pessoas! Parques, bares, restaurantes com a sua culinária, museus, monumentos, shows, eventos, estão todos cheios.

Estamos voltando, depois de um susto muito grande, com perdas e traumas, que seja uma nova oportunidade de apreciarmos cada detalhe de nossa cultura que é tão importante. Eu por exemplo, fui na quarta passada com as minhas colegas no MON, vimos como não éramos apenas nós que tínhamos essa sede de cultura.

Tinha muitas pessoas pelo museu e é muito importante entenderemos que precisamos da arte e sempre vamos respeitar todas as manifestações dela, mesmo com culturas, gostos e maneiras diferentes.

Gostaria de agradecer a participação da Gabriela Jamile e Nayara Yasmin, que acompanharam nessa aventura incrível pelo MON (PS: Nayarinha me ajudou com as fotos!!)

Morena Rosa

📍Curitibana, adoro escrever e amo gatinhos😽 Vou compartilhar algumas coisas com vocês!    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo