Publicitária está à frente de passeio mais bem avaliado de Curitiba

Tour Comida de Boteco: a cada edição, participantes visitam a pé quatro bares da cidade (Foto: Divulgação)

Quem disse que mulheres não entendem de boteco? Em Curitiba, uma publicitária não só sabe tudo sobre bares da cidade, como toca o passeio gastronômico mais bem avaliado por turistas que visitam a capital paranaense e deixam suas impressões no TripAdvisor. Segundo o site famoso entre viajantes, o Tour Comida de Boteco, criado pela curitibana Carol Moreno, segue em primeiro lugar entre 18 atrações gastronômicas do município. A estimativa é que mais de 1,8 mil pessoas já tenham participado do tour desde o lançamento, em 2015.

Na prática, o passeio consiste em visitas a quatro diferentes bares da cidade, ao longo de quatro horas e meia. Em cada estabelecimento, são servidos petiscos considerados o carro-chefe do local visitado. Os grupos participantes costumam ter entre 8 e 15 pessoas que se inscrevem com pelo menos dois dias de antecedência e se encontram em frente ao primeiro bar. Ao todo, são oito roteiros diferentes – São Francisco, Centro Histórico, Mercês, Centro, Batel, Itupava, Centro Cívico e Água Verde. Alternadas a cada edição, todas as rotas são feitas a pé.

Leia também: Ela Pode, Ela Vai: a ‘bloca’ comandada por feministas na folia de Curitiba

Carol relata que a ideia de criar o passeio surgiu depois de uma viagem de volta ao mundo. Após mais de 400 dias na estrada, ter um trabalho convencional não a atraía mais. “Durante a viagem eu vi vários tours de pub crawl, mas eu queria fazer algo diferente do pub crawl tradicional, que é mais focado em balada e inclui shots e bebidas nos locais visitados. Resolvi então focar no que eu gosto, botecos e comida”, diz.

A cada bar visitado, uma experiência gastronômica diferente (Foto: Divulgação)

A adesão foi boa e, aos poucos, o tour foi crescendo e passando a abranger mais bares e regiões de Curitiba. Para a criadora da iniciativa, o Tour Comida de Boteco se tornou uma forma de ter uma visão mais ampla da vida noturna da cidade e de fazer novas amizades.  “Eu acredito que as pessoas consideram a experiência como um todo muito divertida. Vai muito além de apenas comer. Até porque se fosse só por isso, as pessoas poderiam ir diretamente aos bares e pedir petiscos. Os grupos costumam ter uma energia muito boa, e as pessoas costumam vir dispostas a conhecer gente nova, o que faz com o passeio seja muito gostoso e animado”, define.

Ela observa que, além dos viajantes, o tour recebe com frequência moradores de Curitiba. O perfil é variado – há quem prefira ir com amigos, em casal ou mesmo sozinho. Já houve casos dos participantes levarem até bebês. “Eu dou o meu melhor para integrar o pessoal e fazer com que todos se divirtam, e os bares oferecem petiscos variados e de qualidade. No final, o pessoal costuma sair muito satisfeito, feliz e muitas vezes com novos amigos para a vida”, assinala Carol.

Criadora do tour, Carol Moreno teve a ideia do passeio após uma volta ao mundo (Foto: Divulgação)

A publicitária pontua ainda que se trata de uma ação que, além de proporcionar uma experiência divertida aos inscritos, também busca fortalecer o turismo da cidade. “Já tivemos participantes que disseram ter decidido vir a Curitiba porque receberam indicação de amigos para participar do tour, e que isso fez toda a diferença. Para os bares também é excelente, estamos sempre divulgando os parceiros e trazendo um público qualificado pra conhecer os locais. Quem gosta sempre indica para seus amigos, tanto o tour como os bares visitados”, reforça.

Mais informações sobre o tour podem ser obtidas no site www.tourcomidadeboteco.com.

Sobre Antoniele Luciano 117 Artigos
Antoniele é jornalista, professora e mestranda em Estudos Literários. Na academia, pesquisa e escreve sobre autoria de mulheres negras. Fora dela, caça histórias de protagonismo feminino em Curitiba e onde mais possam estar.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.