Inquietas: projeto reúne mulheres em shows e oficinas gratuitas

Raissa Fayet é uma das artistas que estarão presentes no Inquietas (Foto: Divulgação)

O Conservatório de MPB de Curitiba vai receber nos próximos dias o projeto Inquietas, iniciativa que tem como proposta fortalecer a produção musical feita por mulheres. De 3 a 6 de outubro, haverá uma programação com shows e oficinas, em que protagonistas da música devem se unir a profissionais de outras áreas para somar seus fazeres artísticos.

“Mulheres são inquietas. Assim como são as cantoras, instrumentistas, compositoras, poetas, atrizes, cuidadoras, donas de suas casas, de seus corpos e de suas vozes. A curadoria foi pensada para conectar mulheres e levar ao público a diversidade de suas ações”, comenta a cantora e compositora Cida Airam, idealizadora do Inquietas em conjunto com a produtora cultural Carolina Melo.

Leia também: Tatuadora usa cores para reconstruir autoestima de pessoas que tiveram câncer

O Inquietas foi criado em 2017. Neste ano, o projeto traz a edição “Potências Femininas”, baseada em três pilares: prazer, força e resistência.

Programação

Com entrada gratuita, a programação inclui quatro oficinas e quatro shows, criando uma conexão entre temas socioculturais e artísticos. Entre as oficinas, estão: “Cuidados íntimos femininos”, com Leticia Ribas; “Autonomia feminina na gestação e parto”, com Tuane Abreu; “A mulher na capoeira”, com Meia Lua; e “Danças circulares”, com Cleo Cavalcantty.

Os shows abrem com a compositora, cronista sonora e performer Amira Massabki, que cria um diálogo bem humorado entre música e literatura em “Somos Várias”. Em seguida, as artistas Cida Airam, Érica Silva e Gabriela Bruel integram o Mestiça, retratando o cotidiano feminino e suas diversas realidades sob a influência de ritmos brasileiros.

Cantora Jay Ferreira também fará show no Conservatório de MPB (Foto: Divulgação)

Apresentando “O canto das yabás”, a cantora Jay Ferreira dá sequência aos shows, trazendo sua pesquisa de cânticos afro-brasileiros sobre as orixás femininas. Para finalizar, Raissa Fayet e Thais Morell se unem para formar o Muié, num escambo de músicas e sonoridades que trazem à tona ideias sobre mulheres na música.

Serviço

Inquietas: Edição Potências Femininas

De 3 a 6 de outubro

Local: Conservatório de MPB de Curitiba| Rua Mateus Leme, 66

Entrada gratuita

Mais informações e a programação completa podem ser consultadas na página do evento.

Sobre Antoniele Luciano 122 Artigos
Antoniele é jornalista, professora e mestranda em Estudos Literários. Na academia, pesquisa e escreve sobre autoria de mulheres negras. Fora dela, caça histórias de protagonismo feminino em Curitiba e onde mais possam estar.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.