‘Bazar das Manas’ reúne empreendedoras e consumo consciente

Bazar das Manas em Curitiba: evento reúne dezenas de expositoras mulheres em um só ambiente (Foto: Divulgação/ Social Hostel)

Imagine um evento com dezenas de expositoras – todas mulheres, produtos voltados ao consumo consciente e uma rede de sororidade. Este é o Bazar das Manas, feira cultural promovida em prol do empreendedorismo feminino e do empoderamento de mulheres. A quinta edição acontece neste sábado (12), na Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU), em Curitiba.

Idealizadora e organizadora do bazar, Amanda Tulio, de 21 anos, explica que a ideia de fazer o evento surgiu depois que ela enfrentou diferentes situações de assédio no trabalho. Ela relata que percebeu então como apoiar profissionalmente mulheres é importante para evitar que outras pessoas passem pelo que ela vivenciou. “Vi como mulheres são desvalorizadas no mercado. Temos que nos unir para enaltecer quem está começando”, enfatiza.

Quem for ao Bazar das Manas pode encontrar produtos voltados ao consumo consciente (Divulgação Brechó Grunge)

As primeiras expositoras do Bazar das Manas eram membros de um grupo fechado de vendas de roupas no Facebook. O evento, que era para ser apenas um encontro entre as participantes, reuniu centenas de pessoas e tomou uma forma muito maior do que Amanda esperava. “Foi maravilhoso. Comecei a fazer outros bazares e continuaram bombando. As pessoas faziam fila dobrando a esquina para entrar”, relata.

Leia também: Mostra retrata experiências de mulheres no século XX

Neste sábado, quem for até o evento vai encontrar peças e produtos oferecidos diretamente por marcas e produtores locais com preço de até R$ 50. Haverá roupas novas e de brechós, acessórios, artesanato, cosméticos, artes, música, gastronomia, body piercing e flash de tattoo. São esperadas mais de 300 pessoas nesta edição.

Bazar também traz flashes de tattoo feitos por tatuadoras mulheres (Foto: Divulgação Brechó Grunge)

Amanda salienta que, mais do que a venda dos produtos, o Bazar das Manas visa a comunicação e o apoio entre mulheres que estão começando a empreender e que, muitas vezes, não fazem parte de grupos específicos. O resultado tem sido gratificante, afirma. “Elas têm vendido bem, vêm contar que o bazar faz bem para elas. Fico feliz de poder conscientizar sobre empoderamento de mulheres e assédio”, define a organizadora.

Amanda Tulio, organizadora do Bazar das Manas: satisfação com resultados da iniciativa (Foto: Divulgação)

Serviço

Bazar das Manas

Dia 12 de maio (sábado)

Horário: das 14h30 às 19 horas

Local: Casa do Estudante Universitário (CEU) – Rua Luiz Leão, 01, Centro.

Mais informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook.

Sobre Antoniele Luciano 122 Artigos
Antoniele é jornalista, professora e mestranda em Estudos Literários. Na academia, pesquisa e escreve sobre autoria de mulheres negras. Fora dela, caça histórias de protagonismo feminino em Curitiba e onde mais possam estar.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.