Precisa doar móveis, eletrodomésticos ou outros itens grandes de transporte complicado e não sabe quem chamar? Listamos aqui algumas instituições de Curitiba que fazem a retirada desses materiais e encaminham para quem precisa.

Disque Solidariedade

O Disque Solidariedade é um serviço da Prefeitura Municipal que faz a coleta em domicílio de itens como móveis, eletrodomésticos, roupas e calçados, e demais utensílios que estejam em bom estado de uso.

Também são recebidos produtos específicos, como cadeiras de rodas, camas adaptadas para idosos ou pessoas com deficiência – que são encaminhadas para a Secretaria da Saúde -, bicicletas, brinquedos, objetos de esporte e lazer.

Todas as doações são repassadas para pessoas e famílias que são atendidas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), unidades que atendem indivíduos em situação de vulnerabilidade social. As solicitações são feitas pelas equipes dos Cras, após avaliação das necessidades de cada pessoa.

Para solicitar a retirada de doações é preciso solicitar o serviço pela Central 156 (telefone ou internet) da Prefeitura, listar os itens que irá doar e agendar o atendimento. É possível também entregar doações diretamente na sede da FAS, na Rua Eduardo Sprada, 4.520, no Campo Comprido, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h.

Exército da Salvação

O Exército da Salvação recolhe doações para revender e obter recursos para projetos sociais mantidos pela instituição. Eles fazem a retirada das doações em domicílio de itens como roupas, calçados, brinquedos, colchões, móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, utensílios domésticos e livros de literatura.

É possível fazer a doação e agendar a retirada pelo telefone (41) 3598-3580 ou pelo site da instituição.