Campeonato Brasileiro de Futebol Americano: 10 coisas que você provavelmente não sabia

Breadcrumb Navigation

Apesar de ter cada vez mais adeptos no Brasil, Futebol Americano ainda é um esporte com muitas lacunas de informação, especialmente para o público que não está ligado aos times. Por exemplo, você sabia que existem três campeonatos principais no País? Sendo que são dois masculinos e um feminino? Abordaremos alguns pontos que talvez você, leitor(a), talvez não saiba. 

1 – Para os homens, a “Liga BFA (Brasileira de Futebol Americano) – Elite” é a primeira divisão, conta com 33 equipes dividas em 4 conferências: Centro-Oeste, Sudeste, Sul e Nordeste. 

2 – Já a segunda divisão possui 39 equipes também em 4 conferências com os mesmos nomes da Elite. 

3 – O campeão de cada divisão tem acesso à primeira divisão no ano seguinte, assim como o último colocado de cada região na Elite, cai para BFA acesso. 

4 – Um ponto curioso aqui, é que a região Norte tem uma liga a parte neste momento, pois não está definida a regra sobre os times que estarão na primeira divisão. Os debates políticos e financeiros sobre o tema continuarão durante este ano. Atualmente 10 times estão na disputa ainda sem saber ao certo como entrarão nas competições de 2020. 

5 – Já para as mulheres, existe uma divisão apenas, com 8 equipes divididas em dois grupos. 6 – O estado do Paraná possui 2 representantes na Elite, 2 no Acesso e 2 no feminino. 

7 – Paraná HP e Coritiba Crocodiles, estão na Elite, Brown Spiders FA e Moon Howlers, estão no acesso representando o estado. No feminino, Cold Killers FA e Curitiba Silverhawks levam a bandeira da terra das Araucárias mais longe.

8 – Somente Moon Howlers já estreou em 2019 e foi com derrota para o Porto Alegre Gorilas, pelo placar de 22×12.

9 – Somente o Crocodiles tem títulos de campeão nacional na primeira divisão. Eles conquistaram o campeonato duas vezes: em 2013 e 2014.

10 – Foz do Iguaçu Black Sharks foi campeão da divisão de acesso em 2014. (Atualmente não disputa competições nacionais). 

Gostou das curiosidades? Tem outras dúvidas? Deixe mais fatos curiosos assim poderemos fazer novas edições!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *