Fascículo 14: Bruna Surfistinha, Irã e Calcinhas

ARAPONGA: Ave passeriforme, da família dos cotingídeos, típica do Sudeste brasileiro, encontrada em matas e capoeiras de Pernambuco ao Rio Grande do Sul. Possui cerca de 27 centímetros de comprimento, plumagem branca, garganta e face nuas. Tem o canto agudo, semelhante a de um marreco. É conhecida pelo hábito de se infiltrar no ninho de outras aves e remexer em tudo.

ASTRONAUTA PONTES: Cosmonauta que, na missão com a nave soviética Soyuz, em 2006, teve a incumbência de passar pano.

BAIANO: Nascido no estado brasileiro que recebeu calorosamente o presidente da República durante a inauguração do aeroporto Gláuber Rocha, em Vitória da Conquista, em 2019. Centenas, talvez milhares de evangélicos e caminhoneiros, acorreram ao campo de aviação, para dar glórias a seu mito. Como disse o ministro da Educação, durante o evento, em sua contumaz veia jocosa: “mais vale a conquista da vitória, que a vitória da conquista”.  Ver Paraíba.

BRUNA SURFISTINHA: Exemplo de produção cinematográfica que o Novo Brasil não quer mais financiar com recursos oriundos da Ancine. Para o médio prazo, supõe-se que teremos longa-metragens de outro viés, que não o esquerdizante ou o pornográfico.  A lista incluiria “Queiroz, o miliciano” ou o documentário “Rio das Pedras, traga seu cachimbo”, já em fase final de aprovação de verba pelo Ministério da Agricultura.

CALCINHAS: Até 2020, o produto de maior exportação da Ilha do Marajó, juntamente com os búfalos.

COMANDO DA REPÚBLICA: para ser fechado, basta um cabo e um modem.

IPEN: Instituto de pesquisas vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, gerido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, e desmoralizado pelo governo federal. 

IRÃ: País com o qual o Brasil, em breve, romperá relações diplomáticas para estreitar relações com a família Trump.

PARAÍBA: Qualquer brasileiro nascido acima do Rio de Janeiro. Os maranhenses não estão incluídos nesta e em nenhuma outra definição ou terminologia. Ver Baiano e Padim Cícero.

POLÍTICA DO PÃO E VIDEOGAME: Um dos orgulhos da coroa. Consiste em substituir paulatinamente “Bruna, Surfistinha”, e outras produções imorais da cultura marxista, pelo games Grand Theft Auto, Call of Duty e outros de tiro.

PROVAS: Testemunhos que demonstram a culpa ou a inocência de um acusado e devem, em determinadas circunstâncias, ser eliminadas.

TROGLODITADURA: Regime de exceção que coloca a opinião de indivíduos brutais e ignorantes em um nível de importância mais alto que a de pessoas cultas e preparadas. Ver Brasil e Olavo de Carvalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *