Fascículo 5

ANEDOTA: Pequena narrativa de humor ofensiva e preconceituosa. Exemplo:
Bolsonaro, durante uma live, diz:
“Brasileiros! Tenho dois anúncios importantes a fazer — um bom e um e ruim. A má notícia é que durante os próximos três anos anos só vamos comer estrume. A boa é que teremos estrume para todos”.
Como vê-se,  a anedota sempre traz um viés de agressividade. Nesta, em especial, contra o estrume.

BARRAGENS DA VALE: Chernobyl à prestação.

BATE-BOCA: expressão popular que significa discussão exaltada, troca de palavras ásperas. Bate-boca, especificamente no Brasil, também é uma forma de governo. Contrariamente aos romanos, onde Marco Aurélio governava através de aforismos filosóficos ou dos ingleses; onde Winston Churchill liderava através de inspirados discursos, aqui administra-se a coisa pública à base de gritos, ofensas e palavrões – quando não de socos, pontapés e facadas. Ver: Quebra-pau.

BONECÃO DE POSTO: no que se transformou, após poucos meses de governo, o Posto Ipiranga do presidente da república.

CURRÍCULO LATTES: plataforma acadêmica na qual qualquer pessoa pode adicionar a informação de que estudou em Nova Iorque, mesmo tendo se graduado em Nova Iguaçu.

GENERAL: Indivíduo considerado libertário, diplomático e “open mind” na atual administração.

HÉLIO NEGÃO: versão masculina da primeira-dama nacional.

INEP: diminutivo de inépcia.

JAIRISMO:  uma das religiões que mais cresce na América do Sul. Considerada por seus praticantes como a aliança entre Deus, o PSL e os bolsominions do Brasil. Seu criador é o pastor francês Steve Kunda. Para esse influente religioso, Deus escolheu Jair Cristo para liderar o país. A mão divina estará sempre com ele porque vai cortar muitos obstáculos, muitas opressões e as verbas da Educação. Ainda segundo o Jairismo foi assim o nascimento de JC: sua mãe, estava prometida em casamento, mas, antes que se unisse ao noivo, achou-se grávida. O anjo lhe disse:

“Não tenha medo; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jair. Ele vai virar presidente e será chamado de Filho…bem, isto eu lhe conto  depois. O Senhor Deus lhe dará milhões de seguidores, e ele reinará para sempre sobre o povo de Twitter.”

Ver também: Religião, Ungido, Teomania, Hidrofobia.

KATAPIROKA: do japonês romaji, jovem apanhador de pepinos.

LOBÃO: metamorfose delirante.

PESPORRÊNCIA: qualidade comum a todos os membros do governo do primeiro ao último escalão.

VEGANO: pessoa que promove a “libertação animal”: exclusão do consumo de todos os tipos de animais, seja na alimentação, no vestuário ou no entretenimento. Com a liberação dos fuzis à população, estima-se que os veganos, especialmente em pequenas propriedades rurais, passarão a confiscar vacas, galinhas e bodes.

Carlos Castelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo