Canal Brasil exibe “Em Chamas” e outros destaques de Cannes

O Festival de Cinema de Cannes deste ano foi cancelado devido à pandemia de coronavírus, mas alguns ótimos filmes nacionais e estrangeiros de edições anteriores podem ser assistidos no Canal Brasil entre os dias 8 e 24 de maio.

Serão nove longas-metragens, exibidos sempre sextas, sábados e domingos às 23h10. O destaque é “Em Chamas”, filmaço do diretor e roteirista Lee Chang-dong. Baseado no conto “Barn Burning”, de Haruki Murakami e também numa obra de mesmo nome do escritor William Faulkner, “Em Chamas” é um longo (2h30) suspense asfixiante, e também um estudo de personagem.

Durante um dia normal de trabalho como entregador, Jong-soo (Yoo Ah-In) reencontra Hae-mi (Jeon Jong-seo), uma antiga amiga que vivia no mesmo bairro que ele. A jovem está com uma viagem marcada para o exterior e pede para Jong-soo cuidar de seu gato de estimação enquanto está longe. Hae-mi volta para casa na companhia de Ben (Steven Yeun), um jovem misterioso que conheceu na África. No entanto, o forasteiro tem um hobby peculiar, que está prestes a ser revelado aos amigos.

Longos planos-sequência, com luz natural e câmera na mão, nos remetem a ótimos filmes realistas, com cenas de sexo e tensão pulsantes e uma trilha sonora competente. “Em Chamas” discute política (a tensão invisível com a Coreia do Norte, as decisões de Trump transmitidas na televisão) e também nossa disposição (mais resiliente nos últimos tempos) em defender alguma espécie de crime, por um “bem maior”. O filme sul-coreano venceu o prêmio FIPRESCI e de Melhor Direção de Arte, e foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2019. Memorável.

Outro destaque é “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz, coprodução do Canal Brasil, que venceu a mostra “Um Certo Olhar”, também na edição do ano passado. O francês “Dois Dias, Uma Noite”, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, que estreia por aqui no dia 15, foi indicado ao Oscar de melhor atriz e à Palma de Ouro. O alemão “Em Pedaços”, drama de Fatih Akın, chega ao Canal Brasil dia 22 depois de levar o prêmio de melhor atriz pela interpretação de Diane Kruger e foi indicado à Palma de Ouro no festival francês.

A programação traz ainda obras que cruzaram o tapete vermelho do Palais des Festival na Riviera Francesa. Filmes como “Gabriel e a Montanha”, “Aquarius”, “Diamantino”, “Carandiru” “Eu Tu Eles” também compõem a mostra.

Mostra Festival de Cannes

De 8 a 24 de maio (sextas, sábados e domingos), às 23h10

Sexta, 8/05 – “EM CHAMAS”

Sábado, 9/05 – “GABRIEL E A MONTANHA”

Domingo, 10/05 – “AQUARIUS”

Sexta, 15/05 – “DOIS DIAS, UMA NOITE”

Sábado, 16/05 – “DIAMANTINO”

Domingo, 17/05 – “CARANDIRU”

Sexta, 22/05 – “EM PEDAÇOS”

Sábado, 23/05 – “EU, TU, ELES”

Domingo, 24/05 – “A VIDA INVISÍVEL”

Cristiano Castilho

Cristiano Castilho é jornalista formado pela UFPR e pós-graduado em Jornalismo Literário pela ABJL. É autor do livro "Crônicas da Cidade Inventada e Outras Pequenas Histórias" (Arte & Letra).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo